Pesquisas científicas demonstram os impactos positivos que o hábito da leitura causa no cérebro ainda nos primeiros anos de vida. Entre eles estão o aumento do vocabulário, da imaginação, da criatividade e do fortalecimento de vínculos. O município faz acompanhamento de gestantes, bebês e crianças até 6 anos, na sede e zona rural do município, atualmente já acompanha mais de 200 ? famílias. A Assistente Social, Juliana Santana, destaca a importância de ações como essa, e esclarece que: “O livro é um grande parceiro do desenvolvimento infantil, seja por meio do manuseio, da leitura ou das imagens, mas sobretudo pelo fortalecimento de vínculo entre quem conta a história e a criança. Então, colocar à disposição livros é uma forma de potencializar as ações do Criança Feliz”, avalia.

Ação – A entrega dos livros é fruto de uma parceira do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) com a Fundação Itaú Social, e busca estimular a leitura ainda na primeira infância, além de fortalecer as ações do Criança Feliz. . Representando a secretaria, a primeira dama Jaqueline Sobral, ressalta que o livro tem papel fundamental na vida das crianças ao oferecer um ambiente de criatividade e desenvolvimento.

“Ler um livro para uma criança é abrir oportunidades e o mundo para ela. Ao chegar na educação infantil, a criança terá a experiência necessária adquirida durante o tempo que ela não esteve na escola. Mais do que pensar no futuro, é prover o direito de estar no mundo imaginário e literário que os livros oferecem”, explica.

Prefeitura de Coronel João Sá – Amor por esta terra