Em parceria com a Unidade de Saúde da Família (USF), o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) desenvolveu última na quarta-feira (31), uma série de atividades de prevenção e combate à hipertensão e ao diabetes. Aberta à população da comunidade. A ação fez o atendimento de aproximadamente 80 pessoas, que passaram por exames locais e receberam todas as orientações necessárias para que tenham uma vida com mais qualidade.

Durante toda a manhã os moradores da Ilha de São José tiveram o acesso aos serviços de verificação de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, medição de peso, altura e IMC (Índice de Massa Corpórea), visitas domiciliares, orientações gerais em saúde e nutricionais, além de palestra realizada pela vigilância sanitária.

Com um trabalho voltado aos mais diversos públicos, o Nasf é composto por equipes de apoio às unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

A iniciativa foi criada pelo Ministério da Saúde em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da atenção básica no Brasil, ampliando sua abrangência e resolutividade. A equipe multidisciplinar – formada por fisioterapeuta, educadora física, assistente social, psicólogo, fonoaudióloga e nutricionista desenvolve nas unidades de saúde atividades como ginástica laboral, orientações de demanda espontânea, visitas domiciliares, apoio a grupos de idosos, salas de espera com palestras de temas específicos, reuniões de educação permanente com temas relevantes para a comunidade, elaboração de materiais educativos, grupos de atividades físicas e participação no grupo de hipertensos e diabéticos de cada localidade.

Prefeitura Municipal de Coronel João Sá – Amor por esta terra