A Prefeitura Municipal de Coronel João Sá em parceria com a Bahia Pesca com a expectativa de ampliar emprego, renda e segurança alimentar aos pescadores e pessoas interessadas, estão trabalhando para colocar em prática um planejamento estratégico da cadeia produtiva da pesca e aquicultura.

Na última quinta-feira (28), a convite do prefeito Carlinhos Sobral, o Presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior esteve no Povoado Gasparino, com o objetivo desenvolver estudos e projetos para criar o Condomínios Aquícolas na barragem do Gasparino. Além disso, firmar a parceria com a Prefeitura para oferecer assistência técnica e introduzir projetos sociais para a atividade da pesca no município.

O prefeito recebeu o Presidente da Bahia Pesca na Escola Municipal Santa Luzia, naquele povoado. Dernival Oliveira destacou o potencial que o município tem por possuir uma barragem muito grande que poderá gerar emprego, renda e tornar o Município de Coronel João Sá uma referência em pesca e piscicultura no estado.

A principal meta é propor ações que busquem a sustentabilidade na produção, seja do ponto de vista social, ambiental ou econômico, além de promover a autossuficiência na atividade pesqueira da região.

O projeto desenvolvido pela Bahia Pesca, empresa ligada à Secretaria de Agricultura do estado da Bahia, permite que os pescadores artesanais todo acompanhamento de assistência técnica a oportunidade de se cadastrarem no CadCidadão, sistema que registra a situação social e econômica dos profissionais e encaminha-os para programas sociais e de crédito dos governos federal e estadual.

Após o cadastramento os pecadores poderão obter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitida pela Bahia Pesca, A DAP é indispensável para acesso a políticas públicas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa de Aquisição de Alimentos e o de Habitação Popular.

Mais informações os pescadores e interessados deverão se dirigir à Secretaria Municipal de Agricultura de Coronel João Sá.

Secretaria de Comunicação